Saúde

Angina de Ludwig – Causas e Sintomas

Angina de Ludwig é uma celulite envolvendo os espaços submentonianos, sublingual e submandibular entre os tecidos conjuntivos e os músculos O termo angina significa “dor” e seu uso mais comum na prática médica diz respeito a dor ou desconforto torácico.

Angina de Ludwig – Causas e Sintomas

Causas da Angina de Ludwig

Infecção bacteriana aguda da boca e da garganta, produzindo um inchaço que pode bloquear as vias respiratórias. A angina de Ludwig é a infecção do pescoço e das áreas adjacentes mais comum. É um tipo de celulite que causa inflamação dos tecidos do pescoço, maxilar e embaixo da língua. Acontece após infecção das raízes dos dentes (como abscesso no dente) ou após trauma oral. A inflamação dos tecidos ocorre rapidamente e pode bloquear as vias respiratórias. Em crianças acontece muito raramente. A inflamação dos tecidos ocorre rapidamente e pode bloquear as vias respiratórias.

Angina de Ludwig – Causas e Sintomas

Compartilhamos abaixo os microrganismos mais encontrados: 
-Streptococcci viridians;
-Staphylococcus epidermidis;
-Staphylococcus aureus;
-Prevotela;
-Porphyromonas;
-Fusobacterium.

Sintomas da Angina de Ludwig

Para fazer o diagnostico correto é necessário uma inspeção do pescoço e da cabeça mostra vermelhidão e inflamação da parte superior do pescoço. Abaixo do queixo, que pode se estender até o assoalho da boca. A língua pode apresentar inchaço e estar deslocada para cima ou para trás. Isto por causa da disseminação da inflamação. Pode ser necessário uma tomografia computadorizada do pescoço para determinar a extensão da inflamação.

Angina de Ludwig – Causas e Sintomas
Compartilhamos abaixo os principais sintomas que podem indicar Angina de Ludwig:

-Dor no pescoço;
-Inchaço no pescoço;
-Vermelhidão no pescoço;
-Febre;
-Fraqueza, fadiga, cansaço excessivo;
-Confusão ou alterações mentais;
-Dificuldade respiratória (este sintoma indica uma situação de emergência!);

O tratamento se dá através inicialmente da manutenção das vias aéreas superiores, cujo objetivo é manter as vias aéreas abertas. Isto pode exigir a entubação o tubo respiratório introduzido pela boca ou nariz para alcançar os pulmões. Ou a traqueostomia  que é a abertura direta para os pulmões por meio da colocação cirúrgica de um tubo na base do pescoço.  São prescritos também antibióticos.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Caso tenha os sintomas procure ajuda médica bem rápido ! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email
Últimas Pesquisas:
  • angina de ludwig

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.