Diversos

Anéis de Saturno Mais Brilhantes – Como Observar

Anéis de Saturno Mais Brilhantes e poder ser visto no céu sendo melhor visualizado no dia 15 de junho. Este é o momento em que Saturno ficará alinhado com a Terra e o Sol sendo que a Terra ficará no meio. Saturno é o sexto planeta a partir do Sol, e é o segundo maior do sistema solar, com um diâmetro equatorial de 119.300 quilômetros (74.130 milhas). Saturno é o nome romano para o deus Cronos, o senhor dos Titãs na mitologia grega. Essa é a melhor época para observar o planeta Saturno a olho nu utilizando um bom binóculo ou um telescópio simples será possível ver detalhes, como seus anéis.

Anéis de Saturno Mais Brilhantes – Como Observar

Como Observar os Anéis de Saturno Mais Brilhantes

O planeta esta localizado próximo às constelações do Serpentário e de Escorpião e para achar o astro tome como referência a estrela de Antares, de coloração alaranjada que fica na constelação de Escorpião. Para quem não conhece o mapa estelar basta observar que se estiver olhando para leste, na direção do horizonte sudeste do céu, à esquerda, estará Saturno, e mais acima, à direita, está Antares, um ponto luminoso alaranjado. Daniel Mello, astrônomo do Observatório do Valongo, da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro explicou: “Saturno estará bem brilhante, visível a olho nu. Não tem como confundir”. As únicas coisas que podem atrapalhar a visualização é a poluição luminosa, de locais com muitas luzes, e o céu nublado.

Anéis de Saturno Mais Brilhantes – Como Observar

O planeta Saturno estará visível em todo o país, mas as condições um pouco melhores de visualização nas regiões Sul e Sudeste. Segundo Daniel Mello, o momento do alinhamento entre Saturno, Terra e Sol ocorrerá às 14h00 no horário de Brasília. Algumas horas depois, por volta das 18h00, o planeta alcançará o ponto em que fica com a menor distância com relação à Terra e apenas por volta das 19h30 ele surgirá no céu para os brasileiros, no horizonte leste.

Anéis de Saturno Mais Brilhantes – Como Observar

Saturno realiza no céu um movimento circular semelhante ao do Sol e ao da Lua. Assim sendo, no começo da noite ele estará em uma posição “baixa” no céu, a leste. Ao longo da noite, o planeta irá “subir” na perspectiva do observador da Terra. Gustavo Rojas astrônomo da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) comentou: “O melhor momento para observar é perto da meia-noite, quando vai estar mais alto no céu e mais brilhante”. Depois disso, Saturno começará a “descer”, voltando ao horizonte, mas desta vez à oeste, no fim da madrugada. Segundo os astrônomos, Saturno estará mais brilhante durante todo o mês de junho. Para poder ver os detalhes de Saturno, é preciso usar um binóculo potente, que possibilite aumento de até 20 vezes. “Com binóculos simples, não fica muito nítido”, diz Daniel Mello. Um pequeno telescópio permite visualizar bem os anéis do planeta.

Compartilhamos abaixo vídeo de Saturno visto de um telescópio Celestron 114mm:

https://youtu.be/WIPZMSHidyA

Fonte: UOL

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Para os amantes da astronomia um bom momento para visualizar os anéis de Saturno! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.