Saúde

Andropausa Masculina – O Que É, Sintomas e Tratamento

andropausaMuitas informações são divulgadas a respeito da fase da Menopausa nas mulheres, que acontece quando ela para de menstruar. No entanto, pouco se fala de um problema muito comum no universo masculino, que acontece quando os homens começam a envelhecer. Esse problema é chamado de Andropausa.

O Que É

Diferente da Menopausa, onde a fertilidade da mulher desaparece com a redução dos hormônios, na Andropausa há uma diminuição da fertilidade masculina, mas isso não torna o homem infértil.
Essa diminuição acontece porque há uma diminuição dos hormônios chamados testosterona. Isso acontece por volta dos 50 anos de idade, e é mais comum a Andropausa se manifestar silenciosamente, poucos são os casos em que ela apresenta sintomas mais graves.
Em poucos casos o problema se manifesta de forma mais grave, requerendo um tratamento específico, afinal, é um processo comum no envelhecimento do homem. No entanto, o público masculino tende a ficar mais vulnerável à algumas doenças, como câncer de próstata ou osteoporose.

Sintomas

Os sintomas da Andropausa são:

  • Ausência de ereções espontâneas matinais;
  • Infertilidade;
  • Acúmulo de gordura na região do abdômen;
  • Crescimento reduzido da barba e redução de pelos no resto do corpo;
  • Perda de força;
  • Perda da massa muscular;
  • Anemia;
  • Sensações de calor ou frio;
  • Suores e palpitações.

Tratamento

O tratamento da Andropausa ajuda a diminuir os efeitos da redução do testosterona produzido pelo organismo. Ele é feito com a reposição dos hormônios masculinos, principalmente quando o homem sente os sintomas e as alterações no corpo de forma mais intensa. Esse tratamento é indicado para diminuir riscos de desenvolvimento de outras doenças, tais como osteoporose.
O tratamento da reposição hormonal ajuda a restaurar a massa óssea, força muscular e também a estrutura corpora. Melhora a libido, o humor, qualidade de cida, funções cognitivas, metabolização de carboidratos e gordura.
Em alguns casos, os homens podem sofrer problemas psicológicos e emocionais, como depressão, diminuição da libido, desânimo. Em casos emocionais mais graves, é indicado psicólogo ou terapeuta. 

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.