Diversos

O Que É Amor Platônico – Definição, Como Acontece e Como Lidar

platonicoA adolescência é a fase que a pessoa passa por muitas mudanças, desde o seu corpo, até mudanças sentimentais e psicológicas. É nessa fase que geralmente se vive o primeiro amor, e muitas vezes esse amor não é correspondido, levando a pessoa a um estado de sofrimentos. No entanto, há uma classificação para o amor que não é correspondido, porém na mente da pessoa apaixonada, ela é correspondida. Isso é chamado de amor platônico e pode ocasionar problemas para o adolescente, ou mais futuramente, quando ela for adulta. Aprenda o que é esse amor platônico e como lidar com ele.

Definição

A palavra "platônico" teve origem do livro O Banquete, escrito pelo filósofo Platão. O termo é uma alusão ao nome do pensado, e segundo o mesmo, o amor platônico seria um amor intelectual, e não tem relação com o sentimento de não ser correspondido. No entanto, atualmente esse termo está mais relacionado com as pessoas que se apaixonam por outras, e em suas mentes isso é correspondido. Isso acaba gerando frustrações para o indivíduo, quando ele percebe que não é correspondido.

Como Acontece

Geralmente o amor platônico acontece na adolescência, podendo ocorrer também na fase adulta. Acontece quando um adolescente acaba se apaixonando por outra pessoa, que não corresponde, muitas vezes nem se conhecem, e na maioria das vezes, a pessoa amada não sabe que é alvo dos sentimentos de outro alguém.
Sabe-se que é um amor platônico quando há uma obsessão, quando o adolescente acaba falando somente em uma pessoa, quando suas atitudes são para uma única pessoa, e quando quem se ama não retribui nenhum dos gestos de amor.

Como Lidar

Não é fácil para um adolescente, que está passando por mudanças e conhecendo como realmente amor-platonicoé a vida, passar por uma desilusão amorosa logo cedo, mas isso é mais comum do que imaginamos. É preciso avaliar se a outra pessoa corresponde a nossos sentimentos, ou se tudo não passa de frutos da imaginação. Se a segunda hipótese ganhar (o que é classificado em amor platônico), é necessário seguir em frente e esquecer. O apoio da família e dos amigos é sempre importante.
É recomendado também que quem está passando por esse processo de se recuperar de um amor platônico, conheça pessoas novas, ocupe a cabeça com novos hobbies, ou um curso novo.

Big1News, trazendo o melhor para você. Não se esqueça de deixar o seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.