Alimentos Que Ajudam e Que Atrapalham Na TPM – Quais São e Cardápio
A famosa e tão temida TPM (Tensão Pré-Menstrual), acontece na segunda metade do ciclo menstrual, são sintomas físicos e psíquicos que se manifestam nesse período da vida da mulher. Pode afetar agressivamente a vida de algumas mulheres, fazendo com que os sintomas, que são irritabilidade, ansiedade, depressão, dor de cabeça, nos seios, inchaço e cansaço, atrapalhem sua rotina. Isso sem contar com os sintomas psicológicos, como o choro, raiva, tensão entre outros. Ao contrário do que muitos pensam que é coisa da cabeça, ou até mesmo frescura, é um problema muito comum entre as mulheres, e pode ser amenizada e controlada com a alimentação.
Quais São os Alimentos Que Ajudam e Que Prejudicam Na TPM
Os alimentos consumidos dentro desse período podem interferir, tanto positivamente, quanto negativamente, então conheça os alimentos que você deve e os que não deve ingerir.
Alimentos Quem Prejudicam
Cafeína: não é recomendado beber ou se alimentar de nenhum produto que contenha cafeína, seja o próprio café, refrigerantes, chás e outros. Pode agravar sintomas como a ansiedade e irritabilidade.
Açúcar: o açúcar consumido em excesso além de provocar cansaço, dores no corpo e nos seios, inchaço e aumento de peso, é o principal inimigo de um dos sintomas da TPM, que é compulsão alimentar, que geralmente é saciada com doces.
Bebidas Alcoólicas: além de aumentar a irritabilidade, o consumo de álcool pode causar hipoglicemia, e aumentar a perda de nutrientes que são de extrema importância para que o equilíbrio orgânico e metabólico seja mantido.
Sódio: alimentos que possuem sódio, como sal de cozinha, shoyu, conservas (azeitonas, picles, cenouras), queijos, embutidos e iodo industrializado, devem ser evitados, pois estimulam o inchaço.
Gordura: alimentos gordurosos, como carne vermelha, leite e manteiga podem contribuir coma dor nos seis, pois a gordura saturada potencializada a inflamação das glândulas mamarias.
Alimentos Que Ajudam
Liquido: sucos naturais, água de coco, a própria água são ótimas aliadas, pois ajudam a desintoxicar o organismo fazendo com que desinche.
Integral: se jogue no integral, pães, macarrão, cereais são ricos em fibras e que além de ajudar na desintoxicação do organismo, mantém o nível de açúcar no sangue balanceado. Além de frutas e vegetais que também tem a mesma função.
Peixe: os peixes de água fria como, salmão, arenque e atum são ricos em ômega 3, ajuda a manutenção do bom humor, além de outros benefícios tais qual a diminuição do surgimento de acnes e de celulites. Outro alimento com essa eficácia é o óleo de linhaça.
Magnésio: alimentos enriquecidos com magnésio ajudam a controlar a saciedade, ou seja, ajuda na compulsão por doces e apetite excessivo. Estes alimentos são abacaxi, vagens, castanhas, nozes, cenouras e carboidratos complexos e integrais.
Cardápio
Veja a sugestão de um cardápio que ajuda no combate aos sintomas da TPM.
Café da manhã:
Cereal integral com leite de soja
Suco de frutas vermelhas
Lance da manhã:
½ xícara de sementes oleaginosas (castanhas, nozes ou amêndoas)
Almoço:
½ prato de verduras e legumes (repolho, brócolis e cenoura)
¼ de arroz integral
1 concha média de feijão
1 pedaço de salmão assado
Lanche da tarde:
1 iogurte
1 maça
4 palitinhos de fibras
Jantar:
½ prato de verduras e legumes (salada de tomate e alface e couve refogada)
2 colheres de sopa de salada de grão de bico
¼ de batata assada com casca
1 pedaço de omelete com abobrinha e cebola
Ceia:
1 copo de suco de couve batido com água de coco, maçã e maracujá
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Deixe seu comentário.
Seja o primeiro a comentar!