Saúde

Alimentos Lavar ou Não Lavar – Dicas

Alimentos Lavar ou Não Lavar, poucos sabem que existem alimentos que não devem ser lavados. Ao contrário desde a infância ouvimos falar que todo alimento a ser consumido deve ser lavado mesmo que vá ao fogo para preparar.

Alimentos Lavar ou Não Lavar - Dicas

Dicas de Alimentos Lavar ou Não Lavar

Algumas dicas são valiosas para nossa saúde e é importante saber para poder aplicar no dia a dia. Desta maneira contribuímos para o bem estar de toda família.

Alimentos Lavar ou Não Lavar - Dicas

Compartilhamos abaixo dicas de Alimentos que não devemos lavar:

Ovos: A casca do ovo contém uma substância que serve para evitar que eles sejam contaminados na hora de usá-lo. Lavá-los antes de quebrar a casca vai remover esta barreira natural. Ao fazer isto poderá correr sérios riscos para saúde.

Frango:  Ele cru tem diversas bactérias, mas a mais perigosa delas é a salmonela. Alguns acreditam que lavando o frango cru poderá evita-la, mas na verdade acontece o contrario. Ao lavá-lo, a bactéria acaba se espalhando muito mais a bactéria tanto no alimento quanto na pia da cozinha e em tudo que estiver ao redor. O fato é que elas morrem assim que cozinhar o frango, pois não suportam altas temperaturas. O mesmo vale para outros tipos de aves.

Alimentos Lavar ou Não Lavar - Dicas

Carne: Não se deve lavar antes de preparar pelo mesmo motivo acima, vai acabar espalhando as bactérias ainda mais. Todas elas vão morrer com a alta temperatura do cozimento da carne.

Massas: Não se deve lavar nenhum tipo de massa antes do cozimento  e muito menos depois de cozida. Ao lavar, se retira um elemento da massa que ajuda a absorver mais o molho. Passar água na massa vai deixá-la sem gosto.

Alimentos Lavar ou Não Lavar - Dicas

Cogumelos: Os cogumelos absorvem água facilmente. Se for lavá-los vai deixá-los encharcados. Eles precisam ser limpos antes do cozimento, mesmo porque muitos ainda vêm com vestígios de terra, principalmente os frescos. Isso deve ser feito rapidamente  debaixo da torneira e depois limpar um por um com papel-toalha. Desta maneira eles irão cozinhar mais rápido e mantém seu sabor.

Compartilhamos abaixo dicas de Alimentos que devemos lavar:

Frutas e vegetais: Que consumimos com casca devem ser lavados, mas não use sabão, e seque-os com papel-toalha depois de higienizados

Alimentos enlatados: Eles estão livres de bactérias, mas a tampa da lata pode levar algumas bactérias para dentro na hora em que é aberta. Por isso, assim que abrir, remova a água e lave o alimento antes de consumi-los.

Alimentos com casca não comestível: Mesmo que vá descascar esses alimentos deve lavar antes. A casca tem diversas bactérias que podem ir para a polpa do alimento se você não o lavar. Melão, melancia, laranja e outras frutas e vegetais com casca não comestível devem ir para torneira.

Alimentos Lavar ou Não Lavar - Dicas

Nozes: Elas também devem ser lavadas porque não sabemos como foi sua armazenagem ou seu transporte. Lavá-las também ajuda a eliminar um pouco do ácido fítico que as nozes contêm. Este é um composto que ajuda a proteger as nozes de parasitas, mas também pode prejudicar o nosso organismo se consumido em excesso.

Frutas secas: Um dos alimentos que não costumamos lavar mas que sim é necessário porque um dos mais sujos. Afinal, as frutas secas são manuseadas diversas vezes por muitas pessoas, e ninguém conhece o processo de fabricação, armazenamento e afins.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Todos os cuidados são para prevenir doenças! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.