Alimentos Antidepressivos – Dicas
Alimentos Antidepressivos mudando seu cardápio no dia a dia pode ajudar muito a melhorar sua saúde. A depressão é um transtorno mental muito comum.Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Durante a depressão pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago.
Dicas de Alimentos Antidepressivos
A alimentação adequada pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão. Entretanto, deve-se sempre ter acompanhamento medico e os medicamentos adequados quando necessário.
Compartilhamos abaixo alguns alimentos antidepressivos:
Frutas: entre elas a Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão. São ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina. Coma de 3 a 5 porções dia.
Leite e iogurte desnatado: excelente fonte de cálcio que ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade regulariza a pressão arterial
Laranja e maçã: estão em destaque porque fornecem ácido fólico rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: ricas em selênio, são necessário a ingestão de duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas.
Ovos: fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B) e colaboram com o bom humor.
Mel: estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Carnes magras e peixes: contem triptofano e são fontes de proteína. Ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina. É capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono
Aveia e centeio: ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. Melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão
Folhas verdes: o folato que é uma importante vitamina do complexo B está associada a menor prevalência de sintomas depressivos. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras como o espinafre, brócolis, alface.
Soja: rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia.
Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Pessoas que consomem alimentos antidepressivos e saudáveis tem menos risco de depressão! Deixe seu comentário!
Seja o primeiro a comentar!