Saúde

Alimentação Para Tratar Gripe – Dicas

Alimentação Para Tratar Gripe quando a garganta começa a arranhar, o nariz a escorrer e a cabeça doe também. Saber a alimentação correta ajuda a diminuir os sintomas e até a melhorar deste problema que muitas vezes podem piorar.

Alimentação Para Tratar Gripe - Dicas

Dicas de Alimentação Para Tratar Gripe

Leonardo Weissmann que é um consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia juntamente com oo nutricionista clínico Ronaldo Sousa Oliveira Filho, que é mestrando pelo Departamento de Gastroenterologia da FMUSP-Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Adriana Piva a supervisora de nutrição do Hospital São Luiz Jabaquara (SP), juntos forneceram estas dicas e alimentos que ajudam a diminuir e melhorar a gripe.

Compartilhamos alimentação para tratar a gripe:

Sopas elas ajudam a deixar as secreções “mais líquidas” e também a expectorar mais facilmente. Uma boa opção é boa e já conhecida canja de galinha, que contém vitaminas A, C e E e proteínas. Esses nutrientes auxiliam o organismo a recuperar a força e ajudam a aumentar a resistência do sistema imune. Esta sopa abastece  o organismo com sódio e potássio, que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

Chás são potencialmente hidratantes e seu vapor ajuda a desentupir o nariz. As melhores escolhas são os chás de camomila, equinácea, hortelã, ginseng e eucalipto. O chá de canela com mel também pode ser utilizado já que suas propriedades medicinais antissépticas e antibacterianas.

A laranja ou as frutas cítricas reforçam a imunidade por serem fontes de água e fibras, além de terem vitaminas C, A e zinco. Com estes nutrientes o corpo consegue reagir melhor ao vírus. Além disso, a laranja é boa fonte de energia para o organismo, que está debilitado. É importante frisar que, quando você está resfriado, a vitamina C já não consegue amenizar os sintomas. Isto acontece porque o vírus já se instalou. Mas consumir regularmente este nutriente ajuda na defesa do organismo e pode encurtar a duração de uma futura gripe ou resfriado.

Alimentação Para Tratar Gripe - Dicas

A cenoura é excelente  fonte de betacaroteno, que age contra infecções e estimula o sistema imune. A falta de apetite é um sintoma comum na gripe, o que costuma fazer com que a doença se prolongue. Consumir  alimentos nutritivos, como a cenoura, que auxiliam na recuperação. A couve e o tomate também são boas opções.

Os laticínios como iogurtes e leites fermentados com probióticos são uma boa opção. Eles vão ajudar a melhorar a flora intestinal e fortalecer o sistema imune, pois ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. É importante ressaltar que em algumas pessoas, tomar leite ou consumir queijo e similares pode tornar o muco que já está em sua garganta ainda mais espesso e insuportável. Se este é o seu caso, evite até ficar melhor.

O Alho tem por destaque a alicina seu principal componente ativo. tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. O alho também ajuda a manter a flora intestinal saudável, o que auxilia o corpo a se livrar de toxinas. Faça um chá ou capriche no ingrediente na hora de temperar a sopa, por exemplo.

A carne bovina é uma boa fonte de zinco, mineral importante para a produção dos glóbulos brancos, que defendem o corpo. Além disso, a proteína do alimento tem aminoácidos que ajudam o corpo a construir anticorpos e combater infecções. Coloque um pouco na sopa quando for preparar.

Fonte: UOL

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? A alimentação ajuda a diminuir o tempo de recuperação em caso de gripe! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.