Dieta

Alimentação Ayurvédica Dieta Indiana – Quais Benefícios e Alimentos

Alimentação Ayurvédica adotada na medicina tradicional Indiana como um sistema holístico dos antepassados. AlimentaçãoSegundo a filosofia não basta apenas não possuir doenças é necessário o equilíbrio físico e da alma (Atman), juntamente com a mente(manas) e a energia vital(prãna). Todos os alimentos são vistos como sagrados e a manter a alimentação saudável é o fundamento da saúde perfeita. Os médicos que adotam a alimentação ayurvédica devem ter total conhecimento sobre nutrição e desta forma prescrever dietas buscando prevenir e curar desequilíbrios e doenças. Ayurveda em sânscrito tem como significado ciência(veda) da vida(ayur). Tem por objetivo alcançar longevidade, vitalidade, saúde física, saúde mental e emocional. Não tem por finalidade tratar os sintomas mas busca que eles não surjam mantendo-se uma dieta equilibrada. Seu principio é através da alimentação fazer com que o corpo seja sempre saudável e a mente também, alem de estimular um estilo de vida em total harmonia. Alimentação Ayurvédica entende que as pessoas são diferentes e portanto devem ter suas dietas personalizadas com uma alimentação que supra suas necessidades bem como os exercícios físicos e cuidados com sua saude.

Alimentação Ayurvédica  Dieta Indiana

A nossa língua é capaz de distinguir entre os sabores os que são doce, salgado, acido, amargo, picante e adstringente. Alimentação Ayurvédica costuma misturar estes sabores e sabe qual a reação de cada sabor no organismo. Veja abaixo:

Alimentação-Ayu

Alimentos com Sabor doce: Age fortalecendo os tecidos, na cicatrização nos cabelos e órgãos dos sentidos. Auxilia na produção de leite e na saúde dos ossos. Sua ingestão excessiva pode causar doenças.

Alimentos com sabor ácido ou azedo: Ótimo estimulante da digestão, e muito bom para o coração, aumenta o apetite, dá um efeito refrescante. Se utilizado em excesso causa flacidez, a perda de força, tontura, coceira, palidez, herpes, inchaço e sede.

Alimentos com sabor salgado: Muito bom para a saúde da pele, limpando os poros, capaz de acelerar a digestão, causa sudorese, penetra nos tecidos e melhora o sabor. Se utilizado em excesso causa calvície, rugas, cabelos brancos, doença na pele e herpes.

Alimentos com sabor amargo: De fácil digestão, benéfico à inteligência, limpa a garganta e traz uma melhoria na composição do leite do peito. Se utilizado em excesso causa depleção nos tecidos.

Alimentos com sabor picante: Ajuda a melhorar doenças na pele e também na retenção de líquidos, abre o apetite melhorando o paladar. Muito digestivo. Seu uso excessivo pode causar desmaios, tremores e dores musculares.

Alimentos com sabor adstringente: É difícil sua digestão, limpa o sangue e ajuda na cicatrização de úlceras, atrasa a digestão de comidas indigestas, consome muita água e causa constipação. Se consumido em excesso pode causar má digestão e flatulência.

Alimentação Ayurvédica  Dieta Indiana – Benefícios e Alimentos

Alimentação Ayurvédica traz vários benefícios a saúde e podem ser notados já nas primeiras semanas aumentando a disposição, melhorando o humor, sono tranquilo, melhoria da digestão, aumento de concentração, melhoria da pele e do cabelo deixando-os macios e as alergias são suavizadas. Com a melhoria na digestão através do melhor funcionamento do organismo  ajuda no emagrecimento pois o sistema digestivo é muito importante para quem segue esta dieta sendo ele quem  absorve os nutrientes necessários ao corpo e o intestino por eliminar tudo que não for útil.

Alimentação-fruta

Alimentação Ayurvédica tem como alimentos básicos as frutas, vegetais, cereais, grãos e sementes, a massala e o curry que são temperos naturais, mel, iogurte, manteiga ghee  e chás detox. Não se pode esquecer que cada pessoa tem na sua dieta os alimentos indicados para seu biótipo e que é preciso se conhecer muito bem para saber qual alimento é mais indicado.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria?Uma alimentação saúdavel que faz bem a saúde! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.