Diversos

Adubo Orgânico de Borra de Café – Como Usar e Vídeo

Adubo Orgânico de Borra de Café que poucos sabem, mas é um excelente adubo orgânico. Muitos jogam fora sem aproveitar todo o potencial nutritivo que ela oferece. Rica em nutrientes, especialmente o nitrogênio, mas também apresenta bons níveis de potássio, magnésio e fósforo, e é muito versátil, podendo ser usada no cultivo de diversas maneiras.

Adubo Orgânico de Borra de Café – Como Usar e Vídeo

Como Usar  Adubo Orgânico de Borra de Café

A borra de café tem em sua com posição uma boa quantidade de nitrogênio. Ele é um nutriente essencial para as plantas. A borra de café é ligeiramente ácida, o que ajuda a melhorar o solo. Mas, ela tem muitas substâncias adicionais que não são benéficas, como a cafeína, por exemplo. Essas substâncias podem atrapalhar a germinação de sementes e o desenvolvimento das plantas, impossibilitando a absorção de água e nutrientes. Outro problema: por ser muito fino, o pó de café se compacta facilmente. Ou seja, se você colocar uma camada grossa sobre a terra, a borra provavelmente irá endurecer e atrapalhar a penetração da água das regas e circulação de ar na terra.

Adubo Orgânico de Borra de Café – Como Usar e Vídeo

A borra de café é um adubo muito pratico e também pode  ser usada pura. Mas, é possível fazer um excelente adubo aproveitando a borra de café que sai do filtro de papel, do coador de pano ou até de cápsulas de máquinas de café, há duas ótimas opções: colocar no minhocário ou composteira ou usar direto nos vasos por cima do substrato. Use assim que for coletado porque a borra de café mofa com muita facilidade, por isso não deve ser armazenada para ser usada depois. Para usar por cima do substrato ela deve ser colocada no canto dos vasos, longe das raízes e do caule da planta. É recomendado seu uso uma vez por mês quando ela for colocada direto sobre o substrato

Compartilhamos abaixo as proporções recomendadas:

– 1 colher de café para vasos pequenos:

– 1 colher de sobremesa para vasos médios;

– 1 colher de sopa cheia para vasos grandes.

Vídeo de Adubo Orgânico de Borra de Café

Se deve diluir, quanto mais delicada ou jovem a planta mais diluído deve ser o adubo, para não apodrecer as raízes. Para plantas jovens ou delicadas aplique com uma distância do caule uma colher de sopa para três de água. Outra forma de usar a borra de café como um fertilizante, mais suave, pode ser misturar (apenas a borra de café) com água, na proporção de 100 gramas de borra de café para um litro de água.

Compartilhamos abaixo vídeo de adubo orgânico de café:

Fonte: Cardápio Receitas.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Duas maneiras simples e perfeita para usar a borra de café como adubo! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.