Saúde

Ácido Fólico Vitamina B9 – Benefícios e Onde Encontrar

Ácido Fólico Vitamina B9, é uma vitamina essencial que mantém a produção de células vermelhas do sangue, é necessário para a reparação do ADN e sintetização, e o funcionamento geral do corpo. A mulher está planejando engravidar ou já estão grávidas devem tirar suas duvidas junto à seus médicos sobre a suplementação com ácido fólico.

Ácido Fólico Vitamina B9 - Benefícios e Onde Encontrar

Benefícios do Ácido Fólico Vitamina B9

O ácido fólico é mais muito associado com a gravidez, pois se sabe que o ácido fólico é indispensável para o desenvolvimento do bebê.  O tubo neural se desenvolve nas primeiras semanas após a concepção e a falta de ácido fólico pode levar a uma má formação. Baixos níveis de ácido fólico pode também induzir ao aborto.

Ácido Fólico Vitamina B9 - Benefícios e Onde Encontrar

Compartilhamos abaixo alguns benefícios do Acido Fólico:

Ajuda na prevenção do cancro, principalmente o cancro do cólon. Este nutriente trabalha na reparação e manutenção de células dentro do corpo, e isso pode ajudar a limpar os radicais livres que podem causar câncer.

Também auxilia na saúde do coração quando se consome o ácido fólico em uma base diária é uma das melhores maneiras de proteger seu coração. Ele previne doenças do coração, diminuindo os níveis do colesterol e remover homocisteína, que podem causar danos às artérias e aumentar o risco de acidente vascular cerebral.

Mantém o cérebro saudável foi o que descobriram através de pesquisas. O   ácido fólico pode melhorar os sintomas da depressão, esquizofrenia, e até mesmo autismo. E uma vez que o ácido fólico reduz os níveis de homocisteína, pode ser benéfico em doenças degenerativas do cérebro tais como demência e doença de Alzheimer.

O ácido fólico pode ser benéfico no tratamento de degeneração macular relacionada com a idade (AMD) uma vez que esta doença ocular tem sido associada a níveis elevados de homocisteína e ácido fólico é conhecido para os níveis mais baixos deste aminoácido. Tratar com B12 e B6 juntamente com o ácido fólico é especialmente benéfico para a degeneração macular.

Onde Encontrar o Ácido Fólico Vitamina B9

Muitos alcoólatras podem ter deficiência de ácido fólico já que ele interfere na absorção de folato e também aumenta a quantidade da vitamina que é eliminada pela urina.  Se houver uma ingestão exagerada por um longo período pode acabar desencadeando uma deficiência de vitamina B12. Isto pode ocasionar danos ao sistema nervoso e anemia por deficiência de vitamina B12. Estes  problemas estão relacionados a deficiência de vitamina B12, o indicado é sempre associar o ácido fólico com uma fórmula completa contendo todos os elementos do complexo B para não causar um desequilíbrio entre eles, B1, B2, B3, B5, B6, B12, biotina, ácido pantotênico, colina, inositol, todos que compõe o complexo B.

Ácido Fólico Vitamina B9 - Benefícios e Onde Encontrar

Compartilhamos abaixo algumas fontes de ácido fólico:

Os alimentos ricos em folato são todas as folhas verdes escuras, com ênfase para espinafre, brócolis, couve, alface e salsa. Os cereais integrais, feijões, cogumelos, vísceras (fígado de galinha), abacate, manga, laranja, tomate, melão, banana, ovo, levedo de cerveja e germe de trigo também possuem boas quantidades do nutriente.

Portanto, os alimentos ricos em folato são bem variados. Todos eles devem fazer parte da dieta diária. Folhas verdes, frutas, leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão de bico), ovo, carne e vísceras. Não é difícil conseguir um bom aporte da vitamina se o cardápio incluir estes alimentos.

Ácido Fólico Vitamina B9 - Benefícios e Onde Encontrar

Compartilhamos abaixo uma receita rica em ácido fólico:

Macarrão com Brócolis

Ingredientes Necessários:

-200 gramas de brócolis;

-2 dentes de alho;

-Sal a gosto;

-2 colheres (sopa) de azeite de oliva;

-200 gramas de macarrão;

-1/4 xícara (chá) de ricota.

Modo de fazer:

Pré-cozinhe os buquês de brócolis. Corte os dentes de alho em lâminas e rale a ricota. Em uma panela, aqueça o azeite e doure as lâminas de alho. Acrescente os buquês de brócolis, refogue e tempere com sal. Adicione a massa cozida al dente, o brócolis refogado e polvilhe a ricota. Sirva a seguir.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! O ácido fólico é muito importante principalmente durante a gravidez! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.