Tecnologia

ACAT da Intel Para Portadores de ELA – O Que é, Como Baixar e Vídeo

ACAT da Intel o Assistive Context Aware Toolkit se tornou um projeto open source. Este é o software usado que Stephen Hawking um dos cientistas mais famosos da atualidade usa para se comunicar. Hawking é portador de Esclerose Lateral Amiotrófica conhecida como ELA desde os vinte e um anos de idade. Uma doença degenerativa que causa paralisia progressiva das funções motoras mas não prejudica as atividades do cérebro. Com o passar dos anos Stephen Hawking perdeu a capacidade de andar, mover seus braços e manter sua cabeça erguida. A sua fala também foi afetada e ainda mais prejudicada devido a uma grave pneumonia que resultou em uma traqueotomia que danificou de forma irreversível as suas cordas vocais. Para se comunicar ele tem usado um sintetizador de voz que tem atendido todas as suas necessidades de se comunicar apesar de todas as dificuldades por aproximadamente duas décadas. Hoje com 73 anos e muito debilitado houve a necessidade de um novo sistema de comunicação.

acatintel

O ACAT é um software de criação da Intel com parceria da Swiftkey a mesma que criou um app que ajuda na escrita com o teclado virtual dos smartphones.

O Que é o ACAT da Intel Para Portadores de ELA

O sistema ACAT são sensores instalados nos óculos que reconhecem comandos através de movimentos faciais. No momento que o ACAT destaca a função a ser utilizada com apenas um gesto ela é acionada. Os dados são decifrados por um laptop com sistema Windows e a interface foi adaptada para que tenha acessos rápidos e fáceis às atividades mais comuns como as pesquisas na Web, leitura de PDFs e os documentos para escrita. Perguntado se o ACAT deu certo Stephen Hawking respondeu: “Agora eu sou capaz de dar palestras, redigir artigos ou livros e falar muito mais rápido”.

acatstephen

A MND Associação de Doenças do Neurônio Motor do Reino Unido também elogiou a iniciativa da Intel A diretora de assistência da MND, Karen Pearce explica que manter a comunicação de alguém portador de ELA pode ser resolvida com uma caneta e papel no inicio, mas com o avançar da doença as pessoas perdem os movimentos das mãos. E é ai que a tecnologia entra para ajudar mas isto não tira a necessidade de acompanhamento por terapeutas de discurso e linguagem para avaliar a melhor opção para cada família.

Como Baixar o ACAT da Intel Para Portadores de ELA

Após três anos de trabalho e sempre com a intenção de disponibilizar o projeto ACAT como open source e de graça a promessa foi cumprida. Desta forma a Intel deseja que o software seja aperfeiçoado para ser útil a muitas outras pessoas com a mesma deficiência ou que também tenham problemas de restrição severa de movimentos.

Cada pessoa pode precisar de um sensor diferente, por exemplo, na ponta dos dedos. Com o código acessível estas modificações podem ser feitas facilmente.

Para baixar o CAT e conseguir maiores informações basta acessar o site. Já o código-fonte pode ser adquirido na pagina do projeto.

O interessado em usar o programa deve ter em seu PC o SO Windows e também uma Webcam.

Aos que deseja de alguma forma ajudar a melhorar os códigos do ACAT basta acessar o link para fazer o download.

ACAT da Intel Para Portadores de ELA  Vídeo

Abaixo vídeo com o Professor Stephen Hawking.

https://youtu.be/l4jYI1u2MuM

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria? Uma boa Noticia para os portadores de ELA!!! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.