Diversos

Gato Medroso ou Arisco – Como Acalmar

Gato Medroso ou Arisco é importante primeiro conseguir descobrir a origem ou a fonte desse medo ou possível stress. Pode ser resultado de um trauma vivido em alguma fase da vida, ou uma reação a algo presente no seu dia a dia. Conhecer bem o gato é fundamental e observa-lo com atenção e sempre muito amor.

Gato Medroso ou Arisco – Como Acalmar

Como Acalmar o Gato Medroso ou Arisco

Gatos são animais bem sensíveis, e ter um posicionamento positivo e cheio de entusiasmo faz toda a diferença pra eles. Primeiro é preciso ter certeza de que o gato não tem nenhum problema de saúde. Ele pode estar assustado ou arredio simplesmente por estar sentindo dor. Na duvida procure um veterinário para que ele possa verificar com certeza que a saúde do gatinho esta bem.

Gato Medroso ou Arisco – Como Acalmar

O fato de não ter o que fazer pode deixar os gatos muito estressados e o ambiente deve ter lugares onde eles possam brincar, escalar e arranhar a vontade. Eles são caçadores por natureza e gostam muito de ter atividades que alimente sua curiosidade. Procure espalhar no ambiente arranhadores, prateleiras e escadinhas na parede para que ele possa subir e ficar em um dos lugares que mais gosta que é no alto. Quanto mais interessante ficar a casa melhor será o estado físico e psicológico do gato deixando-o a vontade e confortável ele se sentira seguro e o stress diminuirá.

Gato Medroso ou Arisco – Como Acalmar

Utilizar florais os conhecidos remédios líquidos preparados com essências de flores por serem naturais não tem contraindicação e podem ser utilizados em animais. Estes florais podem ser feitos por um terapeuta.

Gato Medroso ou Arisco – Como Acalmar

Foi constatado também que musica clássica tem a capacidade de acalmar os animais. Procure nos momentos que perceber que seu amiguinho esta estressado ou nervoso colocar a musica clássica para ele ouvir por alguns minutos.

Gato Medroso ou Arisco – Como Acalmar

O produto de nome Feliway  existe em duas versões: uma com aparelhinho de tomada parecido com aquele usado para repelir insetos, e outra na versão spray. Ele é uma versão sintética do ferormônio felino F3 que é produzido pelos gatos e excretado pela face, na região das vibriças os bigodinhos. Esse ferormônio envia mensagens de paz e tranquilidade e o gato se sente mais feliz, confortável e seguro. Quando colocado no local que eles mais frequentam os gatos entendem que aquele ambiente é tranquilo e seguro e com isso mudam seu comportamento, reduzindo a frequência das brigas, urina e fezes fora do lugar, e também os arranhões nos os móveis..

Gato Medroso ou Arisco – Como Acalmar

Procure nunca forçar seu gato quando ele estiver arrisco e assustado, não tente pega-lo no colo ou toca-lo o melhor é respeitar seu espaço. Espere que ele se aproxime  se desejar use iscas para atrai-lo ou brinquedos, mas sempre se forçar nenhuma atitude por parte do gato.

Agradecemos a visita em nosso site. Procuramos trazer sempre o melhor para você. Gostou da matéria! Buscar ajuda de um veterinário é fundamental além de todos os cuidados aqui compartilhado! Deixe seu comentário.

Print Friendly, PDF & Email

Comente Via FaceBook

Comentários

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.